top of page

Causas

Porque Envelhecemos?

 

     O envelhecimento é um fenômeno biológico universal e inexorável ao qual estão sujeitos todos os seres vivos, os quais nascem, se desenvolvem, atingem a maturidade e a partir de então, começam a declinar lentamente até a morte.

   Notórios pensadores, desde a antiguidade, ocuparam-se com questões relativas ao envelhecimento, porém todos uniformemente consideraram o envelhecer, não como um processo fisiológico normal, mas sim como uma doença, pensamento que vigorou até o alvorecer do século vinte.  

    Embora algumas patologias sejam mais prevalentes nas idades mais avançadas, envelhecer não significa necessariamente adoecer,  mas apenas cumprir mais uma etapa da vida, com suas características e demandas próprias, cujas causas e mecanismos procuramos entender para proporcionar  aos mais idosos o que chamamos de Envelhecimento Bem Sucedido!

     Muitos mecanismos são apontados atualmente como possíveis responsáveis pelo envelhecer, porém todos, de uma forma ou de outra, ligados a um conceito essencial da Física chamado  ENTROPIA, segundo  o qual, “todo sistema fechado em si mesmo tende a evoluir para a condição de menor energia”, isto é para  a desordem, para o caos, necessitando para se manter íntegro e organizado,  do aporte contínuo de energia.

     Não é diferente com o nosso organismo que é um sistema natural fechado, inserido num ambiente o qual gostamos  de chamar meio externo, e que vai buscar a energia de que precisa nos alimentos que consome.

     Ocorre que com o envelhecimento e o paralelo desgaste da maquinaria celular, a captação e aproveitamento dessa energia será cada vez menos eficiente, comprometendo a homeostase energética, isto é, a capacidade de mantermos nossas reações químicas e metabolismo dentro dos estreitos limites necessários ao bom funcionamento celular.

     O comprometimento da homeostase energética trará inúmeras consequências, que no final resultarão na diminuição da reserva funcional exigindo adequação do indivíduo no que tange às atividades da vida diária.

     

   Durante a vida dispomos de uma reserva funcional muito acima das nossas necessidades básicas o que nos permite fazer frente a situações de demanda aumentada, como por  exemplo um maratonista treinado, cuja reserva cardiorrespiratória lhe permite terminar a prova com êxito.

     Concluímos  portanto, que a “CARACTERÍSTICA BÁSICA DO ENVELHECIMENTO É A REDUÇÃO DA CAPACIDADE DE MANTER A HOMEOSTASE DIANTE DE UMA SOBRECARGA FUNCIONAL” (COMFORT A. 1979).

     Daí decorrem dois conceitos muito importantes: SENESCÊNCIA e SENILIDDADE; o primeiro diz respeito ao envelhecimento fisiológico, normal com preservação da autonomia e da independência,  enquanto o segundo refere-se ao envelhecimento provocado por doença,  que associado à diminuição da reserva funcional, leva ao comprometimento da autonomia e da independência.

AUTONOMIA significa capacidade de tomar decisões, de decidir sobre a própria vida, de fazer escolhas, enquanto INDEPENDÊNCIA diz respeito ao manejo do meio ambiente, como locomover-se, atender ou discar telefone, banhar-se, providenciar o próprio alimento, cuidar das finanças, fazer compras, etc.

     Concluindo: para um envelhecimento superior, além da prevenção e oportuno tratamento das doenças que os anos trazem.

 

COMPRE AS SEGUINTES IDÉIAS:

     TENHA PROJETOS, FAÇA PLANOS

     TORNE-SE PARTICIPATIVO

     PROCURE MANTER A CRÍTICA

     TENHA OTIMISMO

     SEJA BEM HUMORADO

     PROCURE ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA

     ALIMENTE-SE DE FORMA INTELIGENTE

     CUIDE DE TER UM BOM SONO

     NUNCA PERCA A ESPERANÇA  

Yedda Paranhos - Professora de Tarô - 93 Anos

Yedda Paranhos - Professora de Tarô - 93 Anos

bottom of page